Translate

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Canoa Quebrada e suas origens!


BOM DIA!!

Para os amantes da cultura brasileira e que gostam de saber fatos e curiosidades do nosso povo, abrimos nosso blog esta semana para falarmos da origem, do nome e do símbolo de Canoa Quebrada que intriga a muitos turistas e visitantes de lugar encantador.

Canoa Quebrada nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves, uma vila de pescadores que foi descoberta na década de 1960 por alguns cineastas franceses do movimento "Nouvelle Vague". O povoado sofreu um choque de culturas, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até hoje.

O Símbolo 
Existem duas versões para a utilização da Lua e da Estrela como símbolos da Canoa Quebrada. Uma delas diz que os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. A outra versão narra que, na equipe de filmagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.
A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos "hippies", que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses "hippies" fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. 

Significado do Nome
Também existem duas versões para a origem do nome à vila de Canoa Quebrada.
A mais conhecida diz que quando o capitão Francisco Soares da Cunha, vinha de Portugal mapear o povoado de Aracati, quando chegou a Ponta Grossa no Icapuí, o barco furou. Procurando onde pudesse consertar seu barco, o navegador acabou aportando em Ponta dos Estevão (hoje chamada de Canoa Quebrada).
Estando seu barco em péssimas condições, doou-o ao mestre Simão, que morava em Aracati. Simão trouxe alguns homens para destruir o barco, quando vieram, espantaram-se com o tamanho da embarcação e disseram : é uma Canoa Quebrada e aí ficou registrado o nome deste maravilhoso lugar.
Outra versão, defendida pelo historiador Hélio Leal, diz que o nome seria uma adaptação de Coroa Quebrada, numa referência à topografia da costa da região. O termo coroa é citado em um documento que registra os fortes portugueses construídos no Nordeste brasileiro. Esta tese ganha força se registrarmos que outras localidades (como Jericoacoara) têm versões da origem de seu nome ligadas a acidentes geográficos. 

Comente, participe, compartilhe!

                                reservas@nuraghe-canoa.com    (88)3421-7418

Nenhum comentário:

Postar um comentário